sábado, 7 de junho de 2014

DE QUE VALE O SABER SEM APLICAÇÃO?





Recebi esta mensagem hoje de um professor, que formou-se na mesma Universidade que eu, que teve o mesmo sentimento que o meu após 05 longos anos de estudos.
Aquele sentimento de que ainda falta muito para a pratica profissional, uma sensação de ausência de nexo causal para tudo que a teoria expõe em relação a   teoria que é  posta e direcionada para ser pensada.
Esta é uma  critica e pensamento, dos quais, concordo plenamente! Por isso resolvi compartilhar, quem sabe o desabafo possa estimular aqueles que ainda estão nos bancos acadêmicos para saírem em  busca de mudanças em suas grades de ensino, com a inclusão de  matérias que lhe capacitem a desenvolver o raciocínio lógico Jurídico.
Estudantes de Direito- preciso fazer um desabafo e pedir sua ajuda.

Paulo freire, o patrono da educação no Brasil, dizia: de nada vale a educação se a mesma não é colocada em prática.
Por que estou dizendo isso?
A grande maioria dos alunos que encontro nos cursos preparatórios ou da pós, me relatam o mesmo problema que eu tive: um ensino teórico na faculdade e nada prático.
Temos ainda esse modelo arcaico de ensino que busca apenas "vender diplomas" na maioria das instituições educacionais.
O aluno é formado porém não tem a mínima noção de atuar no seu dia a dia.
São raras as exceções.
De que valem regras do ministério da educação que não buscam o foco prático mas apenas teorico?
Nas palavras de E. Hubbard " um título não encurta as orelhas só as esconde" . Desta forma, de que vale o saber sem aplicação para a evolução do ser humano?
Professor, a meu ver, é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina, parafraseando Cora Coralina, assim o professor deve ensinar o aluno a seguir o seu caminho com independência. Mas o que vemos hoje, repito com raras exceções, são profissionais mal remunerados, descontentes e realizando o ofício da educação por obrigação apenas, sem saber a dimensão da importância do seu trabalho.
Como não há reclamações fica do jeito que esta.
Aluno e aluna das mais diferentes classes não espere mudanças elas não virão por parte da escola ou do governo exija do seu professor o ensino prático. Leve isso a coordenação, diretoria, DA, sua sala a partir de vc pode mudar o sistema, eu procuro isso todos os dias e tento fazer.
Sei que o sistema é assim e muitos ganham dinheiro dessa forma mas a mudança começa com a mudança de pensamento e simples atos.
Por fim, Einstein dizia: Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou.

Chega de hipocrisia

Me ajude compartilhe, comente, vamos usar o face para o bem. Vamos fazer uma coisa boa para os nossos filgos e futuras gerações.

Abraços prof gleibe pretti

Nenhum comentário:

Postar um comentário